Chegou a Hora d’A Euterpia Revirar o Sótão!

Após anos de chão de rodado A Euterpia finalmente lança “Revirando o Sótão”, o primeiro CD oficial. Depois de colocar nas ruas, de mão em mão, um CD demo há alguns anos – que todo mundo em Belém já ouviu ou já ouviu falar – a banda conseguiu recursos para gravar em estúdio 14 músicas, algumas novas, muitas clássicas, mas todas de autoria do grupo. Demorou, mas saiu, com direito a edição de luxo com livrinho cheio de fotos e letras das músicas. Deve ter sido difícil selecionar, mas a sequência do disco ficou muito boa! No final, temos um trabalho cuidadoso, feito com muito carinho, por um grupo de músicos jovens e inovadores, que criam sobre diversas referências musicais um som renovado e contagiante.

Nascida em Belém por volta de 1998, A Euterpia já teve outras formações, com gente que acabou saindo, trilhando outros rumos, mas que deixou letras e acordes que se propagam com uma interessante independência no público de Belém. Hoje, viajada e experiente, A Euterpia apresenta uma possibilidade de criação musical através do diálogo entre diversas referências culturais e tendo Belém como local de partida para o mundo. Vamos comparecer e propagar esse som pela rede! E viva A Euterpia!

O Bomgá da Mata entrevistou, por e-mail, o baterista d’A Euterpia Carlos “Canhão” Brito:

B.M: Como foi esse processo até o primeiro CD oficial? Como vocês conseguiram recursos pra bancar a produção? Fala um pouco do tempo entre aquele CD-demo famoso que todo mundo tem uma cópia até o CD oficial.

C.C: O processo de produção do CD,gravação,mixagem foi todo bancado do nosso bolso,e na pressagem tivemos o apoio do Ná Figueredo,pois apesar do projeto ter sido aprovado pela lei semear,não conseguimos patrocinio e daquele antigo Cd demo (que também foi bancado do nosso bolso), regravamos 05 músicas dele com novos arranjos.

B.M: E agora, depois do disco consumado, como a banda pensa em propagar esse material? Como vocês se relacionam com a Internet e como pensam em “espalhar” esse CD?

C.C: O disco está sendo distribuido pela tratore e já está sendo vendido em lojas em São Paulo, Minas Gerais, Santos, Brasília e Rio de Janeiro, além de alguns site, tais como www.mubi.com , www.ladodedentro.com.br, www.submarino.com.

B.M: Como tá sendo a participação d’A Euterpia nesse festivais e movimentos musicais independentes no Brasil? É fácil o relacionamento com essa galera?

C.C: Até agora tocamos no Serasgum no Rock (em Belém), Grito-Rock em Cuiabá, e estamos aguardando respostas pra tocarmos em outros festivais. O relacionamento e bom, são pessoas legais e que sabem das dificuldades das bandas, pois eles também tem muita dificuldade pra organizar tais festivais.

B.M: Desde que A Euterpia começou na década passada e se reestruturou lá por 2001/2002, muitas coisas já aconteceram e mudaram na cena musical de Belém. Será que agora é a nossa vez de acontecer, agora que a indústria musical ta mais híbrida e aberta ao independente?

C.C: Com certeza sim, e nós torcemos muito pra que isso aconteça,as bandas de Belém hoje estão mais organizadas (mais profissionais) e temos grandes chances de que tudo dê certo.

B.M: Essa cara mista da música d’A Euterpia é que faz o trabalho de vocês dialogar com várias tribos (se é que ainda existe isso…) e estilos, vocês acreditam que o futuro da nossa produção musical no Pará é a experimentação, a derrubada de fronteiras entre rock, mpp, mpb, brega, tecno, merengue, heavy, blá, blá, blá?

C.C: Isso é uma coisa engraçada,pois algumas pessoas acham que A Euterpia,é muito MPB, e outras acham que já é muito rock, então as vezes ajuda, pois já tocamos em eventos junto com Nilson Chaves, Simone Almeida e outros artista da MPB, e também tocamos em eventos exclusivamente de rock, e outros eventos onde tinha também o pessoal do Tecnobrega, mas nós não preocupamos com isso, pois conseguimos nos relacionar bem com os todos os meios.
Não sei a experimentação é o futuro da produção musical paraense, até mesmo porque pra nós, isso já é uma realidade e pretendemos continuar experimentando.

SERVIÇO: Show de lançamento do CD “Revirando o Sótão”. Teatro Margarida Schiwasappa (Tv. Rui Barbosa, Nazaré – Belém, PA). Dia 08/05/2007 às 20 horas. Ingressos R$ 15,00 nas lojas Mito e Ná Figueredo (meia entrada para estudantes).

Para saber mais, ouvir e assistir A Euterpia, visite nossa página especial da banda, clique aqui!

Deixe um comentário